quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Sobre os ponteiros do relógio.



Na vida encaramos diversos monstros e somos afrontados, diariamente, por eles. De um tempo pra cá um deles tem tentado me engolir. Esse monstro ataca não só a mim, mas a qualquer ser humano que se disponha a realizar algo nesta Terra. Sim, estou falando daquele nosso velho inimigo: o tempo.

A palavrinha “tempo”, apesar de pequenina e simples, pode causar terríveis arrepios! Devaneando sozinha em algum momento de ócio, comecei a refletir sobre o quanto somos presos ao limite linear dos acontecimentos em nossa vida e quanta importância damos a isso. Resolvi escrever sobre esse assunto pra que eu releia este artigo e relembre o que realmente tem valor pra mim.

Já se perguntou por que você é tão preso ao tempo? A resposta é bem simples: somos seres  cronológicos, temporais, ou seja, criados DENTRO DO TEMPO. Quando Deus nos criou, Ele já havia criado o tempo, visto que Sol, Lua, Terra e os demais componentes ligados à mudança temporal já existiam. Sendo assim, não tenho a intenção de utopizar vocês, caros leitores, com a ideia de se desprender totalmente do tempo. ISSO NÃO É POSSÍVEL. O que proponho é uma reflexão sobre pra quem/o quê temos dedicado nosso precioso tempo. Sou universitária (de um curso que exige meu tempo integral), participante da ABU, integrante do ministério de louvor da igreja em que congrego e desempenho o prazeroso papel de escrever alguns artigos pra esse fofíssimo “cantinho” do Marcus – além, é claro, de ser mulherzinha e correr atrás da manutenção estética-. Não, não considero minha agenda cheia. Acontece que com a chegada de algumas datas importantes, acabo me esquecendo do que realmente me faz bem e corro atrás do vento. Isso te parece familiar? Já teve a sensação de que os dias estão passando rápidos demais ou que você não vai conseguir realizar uma tarefa a tempo? Nos afogamos em um mar de dúvidas, medos e ansiedades  completamente desnecessários que servem apenas pra nos fazer sofrer.

Se não há uma receitinha mágica que faça o tempo parar, como mudar isso então? Como me sentir aliviado? Jesus já nos deu uma dica preciosa, em suas escrituras. Pedro nos escreve  “Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.”. Nosso papel é sim traçar  objetivos para nossa vida e corrermos atrás de realizações. O que não podemos é deixar que o caminho até os sonhos consumam todas as nossas energias. Tire um pouco o pé do acelerador, abra a janela do carro e, ao invés de reclamar pela lentidão do trânsito, repare em quantas árvores ainda há na cidade, no sorriso no rosto dos meninos soltando suas pipas, na beleza da borboleta que exibe  exuberantemente suas cores. PARE de olhar freneticamente os andar dos ponteiros do relógio e apenas... respire a cada segundo. 

Perdemos muito na vida por deixar que gigantes como o tempo nos engulam. Aliás, nós criamos esses gigantes. O tempo não é ruim, pelo contrário, nos ajuda muito. Parafraseando Daniela Araújo, é no tempo que Deus escolhe nos encontrar. Às vezes, ficamos tão fissurados em realizar algum sonho que nos esquecemos de colori-lo e convidar pessoas para a festa de realização. Estar perto de pessoas importantes, demonstrar-lhes afeto e preocupação, também faz parte da realização de um sonho. Sem falar no nosso objetivo principal – alcançar a Cristo – que vem sido deixado de lado há algum tempo. 

E aí, caros leitores, quem são os ponteiros do seu relógio?



Um comentário:

  1. O texto é de um tom emocionante, inevitavelmente me fez saltar emoções aos olhos, e... Foi oportuno, uma fonte de alívio.
    Me fez refletir sobre a minha fraqueza de permanecer austero diante das minhas responsabilidades e rotinas; sobre meu agir no mundo, que a cada dia me deixa menos humano, sem que eu perceba e me cause choque.
    Suscitou-me o desejo de ceder aos outros, outra vez, uma amabilidade despretensiosa, que não olha meios ou interesses, mas os fins.

    Obrigado. Mesmo.

    ResponderExcluir

Obrigado pela Participacao!! Deus abencoe!